sábado, 1 de maio de 2010

Soja e seus derivados

A produção de soja no Brasil tem crescido exponencialmente nas últimas décadas, vindo a se tornar em 2003 o 2° maior produtor mundial dete grão, sendo reponsável por 26,8% da safra mundial ( Embrapa - http://www.cnpso.embrapa.br/producaosoja/SojanoBrasil.htm).

Então você deve estar pensando..ao que se atribui tamanho valor comercial e econômico a este simples vegetal?
A soja é considerada um alimento funcional, capaz de reduzir riscos de doenças cardiovasculares, auxiliar no tratamento de câncer, prevenir a osteosporose, controlar o colesterol, entre outros benefícios. Este grão também possui grande importância na Indústria de Alimentos, uma vez que sua proteína tem alto valor comercial e tecnológico, assim como seus outros derivados, como o óleo de soja e a farinha de soja.


Soja e seus derivados


Exemplos de derivados da soja:

  • Óleo de soja: é um dos tipos de óleo mais consumidos no mundo.

  • Farinha de soja: pode ser utilizada pela índústria alimentícia para enriquecer pães, biscoitos, massas, misturas, etc.

  • Proteína texturizada de soja (PTS): pode ser obtida por duas formas distintas, sendo elas "extrusão" e "fiação". No primeiro caso, apresenta teores mais baixos de proteína, sendo utilizada no preparo de hambúrgueres, nuggets, bolinhos de carne e produtos semelhantes. No segundo tipo, é obtido um produto com teor elevado de proteína, ideal para ser utilizado em produtos como bife, presunto, entre outros.

  • Extrato protéico de soja (leite de soja): alimento com aparência similar ao leite de vaca. Pode ser encontrado na forma líquida ou em pó. Em geral, são aromatizados.

"Leite de soja" sabor uva

Um comentário: