sexta-feira, 14 de maio de 2010

Conservação de Alimentos


A conservação é a arte que consiste em manter o alimento mais estável possível, preservando suas características físicas, químicas e biológicas ao longo de toda a cadeia produtiva, ou seja, desde a colheita da matéria-prima até a estocagem do produto final.

Vale lembrar que a qualidade do produto fnal está diretamente ligada a qualidade da matéria-prima. Portanto, a colheita e o transporte da matéria-prima (ex: frutas, legumes, leite, etc.) são considerados pontos críticos na produção de alimentos de qualidade, o que requer maior controle de alguns parâmetros (temperatura, umidade, higiene, etc.) durante estas etapas.




Dentre os métodos de conservação utilizados na indústria de Alimentos, pode-se destacar:

  • Conservação pelo calor (ex: pasteurização do leite, branqueamento de vegetais, etc.)
  • Conservação pelo frio (ex: refrigeração doméstica, camâras frias em frigoríficos, etc.)
  • Conservação por aditivos químicos (ex: nitrito e nitrato em carnes - ação antimicrobiana)
  • Conservação por fermentação (ex: picles, cerveja - a presença e ação de microorganismos fermentadores inibem o crescimento de patógenos)
  • Conservação por irradiação (ex: frutas e legumes - retardar a maturação e envelhecimento; grãos cereais - eliminação de parasitas e pragas)

2 comentários:

  1. de fato...é um tanto quanto complicada esse processo....colheita,pos-colheita,armazenamento,beneficiamento e distribuição...corrida contra o tempo...

    ResponderExcluir
  2. Pois é To...vc, como estudante em Engenharia Agrícola e Ambiental conhece bem estas etapas da cadeia produtiva e sabe como são imprescindíveis na obtenção de um produto final de boa qualidade..obrigada pelo comentário..continue me seguindo..vou postar mais..hehe

    ResponderExcluir