terça-feira, 11 de maio de 2010

Antioxidantes

Nem todo composto químico adicionado aos alimentos é considerado nocivo à saúde. Porém ainda há uma resistência e um conceito equivocado quanto a estes componentes, como é o caso dos antioxidantes.
Os antioxidantes são adicionados aos alimentos, exclusivamente, com a finalidade de preservá-los e evitar que se tornem impróprios para o consumo. Estes componentes atuam, principalmente, sobre os compostos lipídicos (basicamente os triglicerídeos), retardando processos indesejáveis como a oxidação lipídica. Esta, por sua vez, pode alterar significamente as propriedades sensoriais (cor, sabor, odor, textura, etc.) dos produtos alimentícios, causando a perda da qualidade durante o processo e armazenamento destes produtos.
Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) os antioxidantes fazem parte da categoria aditivos alimentares, que são definidos como "qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas e sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, tyransporte ou manipulação fde um alimento" (http://www.anvisa.gov.br/ ).

2 comentários:

  1. Dé, suas postagens contribuem significativamente para o meu conhecimento, confesso que não tenho muito entendimento a respeito desses assuntos, principalmente sobre os antioxidantes, mas por aqui consigo sanar varias "dúvidas"! Parabéns...bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Dé, fico muito feliz em estar contribuindo para que você amplie seus conhecimentos sobre os alimentos e tudo aquilo que envolve a Indústria de Alimentos..esta é a idéia do blog...obrigada por ler e comentar!

    ResponderExcluir